quinta-feira, 2 de abril de 2009

Por que acabar com o tradicional 4-4-2?

Calma, o esquema tático não mudou. Muitos times, inclusive nosso glorioso técnico da seleção, usam, mas deturparam o coitado do 4-4-2.
Sei que os esquemas mudam de acordo com as gerações. Tivemos ofensivíssimos 2-3-5 e 4-2-4 no passado e desde meados da década de 80 o 4-4-2 se firmou no Brasil. Hoje em dia há a variação com o 3-5-2, mas ambos convivem no futebol brasileiro. O problema que observo é que transformaram o normal 4-4-2 em ofensivo. Explico. Cresci vendo times jogando com o meio-de-campo formado por dois volantes e dois meias. Eis alguns exemplos: Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; César Sampaio, Mazinho, Zinho e Edílson; Amaral, Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo; Vampeta, Rincón, Ricardinho e Marcelinho; Luis Carlos Goiano, Dinho, Raí e Palhinha. Todos esses times jogavam um futebol ofensivo, mas sem perder a noção defensiva, porém, nestes últimos tempos, alguns brilhantes treinadores acham que 2 meias é demais (como, por exemplo, R. Gaúcho e Kaká jogando juntos) e optam por usar 3 volantes, um deles um pouco mais a frente (se é pra atacar com volante, por que não põe logo um meia???).
Fica aqui o meu protesto. Dois volantes e dois meias é um futebol normal e não ofensivo demais. E se for, qual o problema? "Eu quero ver gol, não precisa ser de placa, eu quero ver gol".
pedro

2 comentários:

  1. Sou contra usar o R.Gaucho e Kaka, alias sou contra o R.Gaucho com qualquer pessoa, torço veementemente pra ele se machucar e n poder disputar a copa ano que vem, seria a melhor coisa para o Brasil....

    ResponderExcluir