Tudo bem que o Rio de Janeiro já foi capital do Brasil, tem o Maracanã, Copacabana, é o palco das músicas do Tom Jobim, tem a Globo (esse ponto é fundamental, mas não quero dissertar sobre isso no momento. O leitor verá que meu foco é outro) e tal, mas a incessante transmissão de jogos do futebol carioca é de dar sono.
Não é preciso citar que os times do Rio caíram de nível faz tempo (excessão ao time do Fluminense no ano passado) e que i futebol paulista ganha muito mais títulos. No entanto não venho aqui defender o monopólio dos times paulistas na TV, mas a transmissão justa, digo, dos jogos que atrairão mais o público em geral (e não daquele que tem maior torcida).
Falo isso com conhecimento de causa e como torcedor. Veja bem. Já passei um mês no Piauí e lá fui obrigado a ver apenas Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Morei no Mato Grosso do Sul e vivo no Amazonas. No primeiro estado, ainda passava futebol paulista quando a transmissão era local, mas quando era a parabólica (que é nacional) era Rio, Rio e mais Rio. Aqui no norte é apenas Rio.
Concordo que enquanto estamos nos campeonatos regionais, fica mais difícil a escolha, por que a maioria dos jogos envolve times grandes x times pequenos (embora os times do interior de São Paulo sejam infinitamente melhores do que os do interior dos outros estados). Mas, quando estamos no Brasileirão, dá pra fazer uma escolha imparcial. Veja bem. Suponha que o leitor esteja num domingo à tarde em frente a sua televisão querendo ver um bom jogo de futebol. Seu time jogou no sábado, logo, ele não tem simpatia por nenhum outro, quer apenas apreciar o jogo que tenderá a ser melhor. A rodada tem Corinthians x Criciúma, Flamengo x América-MG e Internacional x Cruzeiro. O jogo nacional é o segundo, porque sempre é o carioca, mas por que não passar o terceiro? Não interessa que as torcidas dos gaúchos e mineiros somadas não chegam na do Flamengo, interessa o nível do jogo, a suposta qualidade e tradição dos times. Aí o leitor pode me perguntar se nunca haverá transmissão dos times pequenos. Sim, porque nem toda rodada tem clássico e, nestes casos, pode-se fazer um rodízio de times e não voltar a passar só os cariocas.
Em suma, quando não é o meu time jogando, quero ver um bom espetáculo. Pra minha felicidade, inventaram a internet rápida e posso ver os jogos livremente.
Pedro
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mas aí você tem que ver o seguinte Pedrinho: A Programação de TV é feita a partir do que a maioria dos telespectadores quer ver. Tenho certeza que você tem várias sugestões de programas melhores pra se passar em horário nobre, do que novela e BBB, mas o que você acha que a maioria das pessoas quer ver? Nego quer é ver o Márcio Garcia pegar a Juliana Paes, o Cowboy chingando a velha, aquela mina de biquíni, etc. Quando você diz: "Não interessa que as torcidas dos gaúchos e mineiros somadas não chegam na do Flamengo", você ta errado. Pra você não interessa. Pra eles sim. Aqui em Joinville costuma ter torcedor de clubes do RJ, SP e RG, mas a maioria é mesmo de torcedores de clubes do Rio. Advinha o que passa na TV? O mengão levando chumbo grosso do time da cidade do Sabiá. Quem gosta mesmo de futebol e gosta de ver bom jogo, prefere ver outro jogo, mas vai falar isso pro monte de flamenguista... TV é isso aí, sempre foi e continuará sendo, mas como você mesmo disse. A internet ta aí pra isso. :)
ResponderExcluirBarrão.